..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

sexta-feira, 9 de março de 2012

Os Estados Brasileiros

 

Como surgiram os Estados Brasileiros??
Terras de Capitão: Trinta e quatro anos após o descobrimento, o litoralbrasileiro estava sendo saqueado a torto e a direito por piratas em busca de pedras preciosas e madeiras raras. Para manter o controle do território e tentar conter os saques, a coroa portuguesa decidiu criar asCapitanias Hereditárias, 15 longas faixas de terra que se estendiam da costa até a linha imaginária doTratado de Tordesilhas.


A Casa das Sete Províncias: Em 1709, os portugueses resolveram reorganizar a colônia em função dos benefícios e especialidades econômicas de cada região.Nasceram, então, as sete províncias, imensas extensões de terra com fronteiras mais bem definidas. Além dos aspectos econômicos, a criação das províncias visava obter um controle ainda maior do território, ameaçado pela ação de piratas e pelo "olho gordo" dos espanhóis que colocava em perigo a integridade do domínio lusitano. 

 


Rascunho Imperial: Após a independência, em 1822, o Brasil foi repartido em diversas novas províncias, rascunhos do que viriam a ser os atuais estados. o mapa atual do nodeste, por exemplo, já está quase todo lá. No sul, contávamos ainda com a privíncia daCisplatina que pertenceu ao Brasil até 1829, quando um movimento separatista obrigou o país a reconhecer a independência da região, que originou o vizinho Uruguai. 

Estados de Sítio: Rolaram grandes mudanças no mapa após aProclamação da República, em 1889, como a adoção da palavra estado para nomear as porções do território. Em 1942, o Brasil entrou na Segunda Guerra e, como estratégia de defesa e administração das fronteiras, o governo desmembrou algumas áreas criando novos territórios, como oAmapá e Guaporé, no norte, e Iguaçu, no sul. Mais tarde, alguns desses territótios viraram estados e outros foram reintegrados à sua região de origem. 


 

Depois da Plástica: A partir de 1960, ano da inauguração de Brasília,aconteceram as últimas mexidas que deixaram o Brasil com a cara que tem hoje, com seus 26 estados mais oDistrito Federal, que não é um Estado, mas um território autônomo com regiões administrativas. Além da "promoção" de alguns territórios com Acre e Rondônia, a estados, Fernando de Noronha que outrora deixou de ser um estado brasileiro para servir de base oficial dos EUA durante a II Guerra Mundial, voltou a fazer parte de Pernambuco e nasceram Mato Grosso do Sul (desmembrado de Mato Grosso) e Tocantins (fatiado de Goiás). Porém, até hoje tramitam projetos de criação de novos estados no Congresso! O corta-corta está longe de acabar...


Adaptado de: Revista Mundo Estranho: ed.085 - março 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário